Na esteira do lançamento da expansão “Nighthaven” para New World: Aeternum, uma onda de críticas tomou conta da comunidade de jogadores em fóruns e redes sociais. Parte significativa dos usuários apontou que algumas linhas de dublagem em inglês soavam estranhas, monotônicas, sem variação emocional e com ritmo atípico, o que gerou suspeitas de que as vozes poderiam ter sido geradas por inteligência artificial.
Diante da repercussão, a Amazon Games emitiu um comunicado oficial informando que todas as falas do título são realizadas por atores humanos e que não houve utilização de tecnologia de voz artificial no processo de dublagem. Essa declaração também reflete a política da empresa apresentada na página do jogo na plataforma Steam.
Embora o comunicado tenha esclarecido o uso humano das vozes, a controvérsia permanece em aberto por duas razões principais. Primeiramente, a qualidade percebida de algumas falas foi tão criticada que muitos jogadores ainda questionam se houve trocas de atores ou uso de versões temporárias de gravação.
Em segundo lugar, o contexto de produção também foi levantado como possível explicação para o resultado: o fato de o título ter passado recentemente por um período de greve de dubladores (pela SAG‑AFTRA) é apontado como um fator que pode ter dificultado as sessões de gravação habituais, acarretando contratos emergenciais ou maior pressão de calendário.
Por outro lado, a expansão parece ter gerado um impacto positivo no engajamento do jogo. Após a estreia de Nighthaven, o pico de jogadores simultâneos alcançou mais de 43 mil usuários, número considerado o maior desde o lançamento de Aeternum. Isso mostra que, apesar das críticas com relação à dublagem, o conteúdo em si conseguiu atrair uma nova onda de participação.
A situação evidencia o cuidadoso equilíbrio entre produção criativa, cronogramas de lançamentos e expectativas da comunidade. Mesmo cumprindo a promessa de usar vozes humanas, a percepção dos jogadores, motivada pela entrega final ressoa fortemente em fóruns e redes especializadas. A Amazon Games, por sua vez, reforça que o processo é sempre realizado por profissionais de voz e que segue alinhado com os padrões definidos para a franquia.
