“O futuro dos games não está nos blockbusters”, diz ex-executiva de God of War

A indústria dos jogos enfrenta uma mudança crítica em seu modelo de produção após declarações de Meghan Morgan Juinio, ex-co-diretora do estúdio Santa Monica Studio. A executiva afirmou que títulos de altíssimo orçamento, (os blockbusters) já não têm sustentabilidade diante dos custos crescentes de desenvolvimento e das recentes demissões em massa no setor.

Segundo Morgan Juinio, o peso do investimento em grandes produções acaba por exigir resultados financeiros elevados para se justificar. Isso, somado à pressão por expectativas de escala, qualidade visual e alcance global, torna o modelo arriscado. Ela citou como “claras” as implicações para os estúdios ocidentais, especialmente diante de cortes de equipes na costa oeste dos Estados Unidos, que ela associa aos custos mínimos praticados atualmente.

A executiva acrescentou que, mesmo com os blockbusters permanecendo viáveis em algumas franquias consolidadas, muitos estúdios já começam a avaliar “caminhos alternativos” como os jogos de nível AA ou single-A, produtos menos custosos e com ciclos de produção mais enxutos. Nesse sentido, ela argumentou que o elemento essencial para o sucesso não é apenas a grandiosidade técnica ou orçamentária, mas se o jogo entrega “algo divertido”.

A reflexão trazida por Morgan Juinio destaca não apenas a dimensão criativa, mas também a econômica do setor: quando a construção de um lançamento pode envolver centenas de milhões de dólares, os riscos se tornam mais expressivos. Dados recentes apontam para uma onda de cortes e reestruturações em empresas gigantes do setor, mais de 45 mil empregos foram eliminados ou anunciados entre 2022 e meados de 2025.

Para as editoras, essa conjuntura exige repensar estratégias. A sustentabilidade a longo prazo pode passar por diversificação, investimento em portfólio mais amplo e, acima de tudo, foco em experiências centradas no jogador, em vez de apenas no espetáculo técnico. A fala de Morgan Juinio abre caminho para um debate mais amplo sobre o futuro dos grandes lançamentos e do próprio escopo de desenvolvimento nos próximos anos.

Mais Antigas
Mais Recentes

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS RECENTES

Edit Template

© 2025 Next Play. Todos os Direitos Reservados.